CORAL DA ECA ABRE A SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2015

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) que acontece anualmente na Escola de Comunicações e Artes (ECA USP) teve em sua abertura uma apresentação do Coral da ECA que além de cantar, fez uma atividade integrativa com os funcionários e alunos do instituto presentes no Teatro Laboratório, local que sedia o evento.

A apresentação, realizada no início da tarde de segunda-feira (05/10) contou com cinco obras em seu repertório; o público pode ouvir o Coral da ECA cantar Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré, partes do Te Deum , composto por Francisco Braga, além de A Anunciação a Maria, de Osvaldo Lacerda, Sanctus et Benedictus da Missa de Glória de Puccini e  Baião de ninar de Edino Krieger. Esta última fez parte da atividade de integração promovida pelo Coral da ECA, em que ele e o público cantaram  juntos sob a regência de Marco Antonio da Silva Ramos, professor titular e coordenador do Comunicantus: Laboratório Coral.

Além da regência de Marco Antonio da Silva Ramos, a apresentação contou também com Filipe Fonseca, aluno do bacharelado em Regência no Departamento de Música e atual assistente do Coral da ECA USP. Como parte da preparação de seu  trabalho de conclusão de curso, Filipe regeu as três primeiras partes do Te Deum, obra de 1904 por Francisco Braga (1868-1945), um grande compositor brasileiro e professor de composição.

A apresentação do Te Deum também marcou a estreia da soprano Janaína Avanzo como solista; além de cantar no Coral da ECA, Janaína faz bacharelado em Canto e Arte Lírica, como também participa do Coro de Câmara Comunicantus. A obra de Puccini teve solo do aluno Hassel Mendel e as obras com piano foram acompanhadas por Milena Lopes e Lucas Thomazinho, alunos do bacharelado em piano.

O Coral da ECA existe desde 1973, sendo o primeiro e o maior coro do Comunicantus: Laboratório Coral, com mais de setenta coralistas. Regido por Marco Antonio da Silva Ramos, é formado por alunos da disciplina obrigatória de Canto Coral, alunos de Canto e Regência, além de alunos de outros institutos da Universidade de São Paulo que tenham uma leitura musical prévia. Este ano, o aluno de Canto Bruno de Sá foi assistente na preparação vocal. Desde o início de suas atividades, o Coral da ECA tem sido um espaço de preparação profissional para alunos de Música.

Para conhecer mais sobre os próximos eventos do Coral da ECA e do Comunicantus: Laboratório Coral, acompanhem nosso blog e nossas páginas no Facebook, Twitter e YouTube.