I Simpósio Comunicantus de Obras Corais (Composições e Arranjos)

Logo comemorativo criado por Carolina Andrade Oliveira

O Comunicantus: Laboratório Coral convida a comunidade de alunos e recém-formados de todos os cursos de graduação e pós-graduação para apresentarem composições e arranjos de obras corais no I Simpósio Comunicantus de Obras Corais.

O Simpósio tem por objetivo reunir e divulgar a produção de obras corais dos(as) alunos(as) vinculados(as) ao Departamento de Música da ECA-USP, bem como promover a troca de experiências entre alunos(as), docentes e pesquisadores(as). As obras serão apresentadas pelos(as) autores(as) em sessões de comunicação oral coordenadas por professores e pesquisadores do CMU ou convidados. Ao final de cada sessão, haverá uma roda de discussão das obras.

O I Simpósio Comunicantus de obras corais é uma iniciativa em comemoração aos 50 anos de atividade coral no Departamento de Música da ECA-USP (CMU), que em sua história caracterizou-se por manter a vivência artística como aspecto fundamental no ensino artístico musical. O Coral da ECA-USP, Coro de Câmara Comunicantus, Coral Escola Comunicantus e a Classe de Regência Coral são exemplos da formação em canto coral a partir de aulas práticas, propiciando uma vivência ampla do repertório e das possibilidades de performance, sempre com muito destaque, ao longo da história, para a estreia de obras de alunos e professores.

Estão aptos a submeter trabalhos graduandos, pós-graduandos e formados nos anos 2020/21/22 de todas as habilitações da graduação e pós-graduação. Os(as) autores(as) de obras corais, tanto composições como arranjos, devem enviar suas partituras (em formato PDF), arquivo de áudio (gravação ou midi) e um texto (em formato docx) sobre o processo criativo, ideias geradoras e procedimentos empregados (ver modelo).

Devem ser reservados até 5 minutos para a escuta da obra (pode ser através de arquivo midi) e 15 minutos para exposição oral, que pode ser acompanhada pela projeção da partitura e de outras informações. Ao final, haverá tempo para discussão e perguntas.

Instruções Gerais

• Só será aceita uma única obra por autor
  • Obras com mais de um movimento podem ser enviadas em um único arquivo
  • Os trabalhos devem ser enviados de acordo com o modelo (https://bit.ly/TemplateSimposioComunicantusOC)