Bolsa de monitoria para Repertório Coral

Bolsa de Monitoria para REPERTÓRIO CORAL:
inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para bolsa de monitoria nas disciplinas de Repertório Coral (Projeto PEEG, da Pró-reitoria de Graduação). A bolsa, no valor de R$300,00, tem duração de 5 meses (agosto a dezembro).
A professora Susana Cecília Igayara, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é facilitar o acesso aos materiais utilizados em aulas e trabalhos. “Boa parte do material que utilizo em aulas foi reunido em minhas pesquisas e nos cursos que tenho dado. Com relação ao repertório brasileiro, há uma enorme falta de edições de partituras e de bibliografia de referência. Há muitas gravações que não estão disponíveis comercialmente. A ideia de ter um bolsista auxiliando na organização de todo esse material é ótima, porque pode facilitar o acesso dos alunos, muitos deles ainda estão descobrindo o repertório coral e montando seu próprio acervo pessoal”, diz a professora Susana.
Requisitos para inscrição
O bolsista deve ser aluno do Departamento de Música da USP e ter cursado pelo menos uma disciplina de Repertório Coral, com bom aproveitamento. “Todas as atividades da monitoria serão realizadas na 4a feira, dia em que dou uma disciplina pela manhã e outra à tarde. O monitor estará presente durante a aula e trabalhará em contato bem próximo comigo e com os alunos. Para quem já trabalha ou pretende trabalhar em canto coral é uma boa oportunidade, porque além de receber a bolsa, estará lidando com os materiais que fui reunindo ao longo do tempo: gravações, partituras, traduções, indicações bibliográficas…”, adianta a professora Susana sobre as atividades do bolsista. “O processo das aulas é bem dinâmico, às vezes, no meio de um seminário surge uma indicação de leitura ou de audição, e minha ideia é que o monitor esteja lá para anotar e encaminhar o acesso a esse material, ver se já temos na biblioteca ou procurar na internet, por exemplo”, explica a professora.
Veja a seguir um resumo do projeto, e fique atento às datas. As inscrições vão até dia 26 de junho e o início da bolsa é dia 02 de agosto.
Material didático para o estudo de repertório coral
(Código do projeto: 4741)
Professora responsável: Susana Cecília Igayara
Objetivo do projeto: organizar o material didático usado em aulas e trabalhos de Repertório Coral (gravações, partituras, traduções e bibliografia de apoio).
Procedimentos metodológicos: O bolsista trabalhará diretamente com a professora, facilitando o acesso dos alunos aos materiais necessários para o estudo, bem como aos principais recursos encontrados na internet. O bolsista deverá acompanhar as aulas, manter um horário de atendimento com a professora e oferecer um horário de atendimento aos alunos, sempre às 4as feiras (manhã e tarde).
Atividades do bolsista: reunir todo o material necessário para o andamento das aulas e trabalhos, auxiliar na indicação de títulos a serem adquiridos, relacionar os principais sites com textos, partituras e gravações, revisar e digitar traduções de textos de obras corais estudadas. Alimentar o blog do laboratório coral (comunicantus.blogspot.com) com materiais que possam ser divulgados mais amplamente.
Período de realização: Início: 03/08/2011
Final: 14/12/2011
Horários: 4ª feira: das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30 (6 horas).
Valor da bolsa: R$ 300,00 (5 meses)
Para o projeto completo, acesse o sistema Júpiter: https://sistemas.usp.br/jupiterweb/
COMENTÁRIO EM 11/AGOSTO/2011
Apesar de meu entusiasmo com o projeto, do parecer favorável e da inscrição de três excelentes alunos como candidatos à bolsa, o Projeto de Monitoria em Repertório Coral com bolsa para organização de material didático  não foi selecionado pela Comissão de Graduação da ECA. Mas aguardem as novas edições, porque pretendo reapresentar o projeto. Fui informada de que eram muitos os projetos para um número menor de bolsas, o que obrigou a Comissão a fazer cortes, mas já estou trabalhando para alcançar o nível de prioridade necessário.