Atividades da semana no Comunicantus e GEPEMAC: workshop de editoração, palestra sobre biografia de músicos e TCC de Canto.

Neste final de semestre, o Comunicantus e GEPEMAC apresentam

três atividades além das aulas e ensaios regulares. A semana que se inicia

terá workshop de editoração musical (21, 4 a feira), palestra sobre José

Vieira Brandão e a escrita biográfica (22, 5 a feira) e TCC de Canto (24,

sábado).

Filipe Fonseca, Aluno que ministrará o workshop de Editoração Musical

Workshop de Editoração Musical com o MuseScore

No dia 21/07, às 17h, teremos a segunda aula do Workshop de

Editoração Musical com o MuseScore, ministrado por Filipe Fonseca,

mestrando no Programa de Pós-graduação em Música da ECA/USP, sob

orientação da professora Susana Cecilia Igayara-Souza.  Assim como na

primeira aula, as vagas presenciais estão encerradas, mas os interessados

poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo link

http://ift.tt/2rpBoGn

Os desafios da pesquisa sobre a biografia de músicos: um depoimento

No dia 22/07, a pós-doutoranda e professora da UFSCar, Jane Borges,

será a palestrante em aula aberta da disciplina Biografia e autobiografia

na pesquisa em Música, ministrada pela professora Susana Cecilia

Igayara-Souza.

José Vieira Brandão, compositor contemplado o estudo de Jane Borges

O título da palestra é “Os desafios da pesquisa sobre a biografia de

músicos: um depoimento”, e será baseada na pesquisa de mestrado

defendida na ECA-USP em 2003, sob orientação de Marco Antonio da

Silva Ramos, intitulada “Biografia documentada de José Vieira Brandão

(1911-2002): pianista, educador, regente coral e compositor”.

A palestra será realizada na sala 204 do prédio central da ECA-USP, das

13:00 às 14:30 e a entrada é franca, sem inscrição prévia (solicitamos

pontualidade dos ouvintes).

Jane Borges é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

atuando no Departamento de Artes e Comunicação (DAC). Ministra aulas no

Curso de Licenciatura em Música, modalidade presencial e no Curso de

Licenciatura em Educação Musical, modalidade a distância (UAB/UFSCar).

Foi Chefe do DAC/UFSCar no biênio 2009-2011 e Vice-Chefe de 2007 a

2009. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música em 2014 e

Vice-Coordenadora em 2015. Coordena o Laboratório Coral Vivo Canto e as

atividades corais na UFSCar. Possui Doutorado em Educação pela

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP (2009),

Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de

São Paulo – ECA-USP (2003), Graduação em Música com habilitação em

Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

(1984), Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do

Sul do Brasil – STBSB (1980) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório

Brasileiro de Música – CBM (1977).

Anne Karoline Moreira junto de Ana Laura Gentile e Gustavo Alves

Recital e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso

Dia 24/06/17, às 15h,

Auditório do Departamento de Música da ECA-USP

Nome Completo:

Anne Karoline Moreira

Título do trabalho:

Chansons Françaises pour choeur mixte a cappella de

Francis Poulenc: Aspectos estilísticos e interpretativos

Curso:

Bacharelado em Canto e Arte Lírica

Orientadora:

Susana Cecilia Igayara-Souza

Banca:

Susana Cecilia Igayara-Souza (USP)

Luiz Ricardo Basso Ballestero (USP)

Rosemeire Moreira (TMSP)

Outros músicos que irão se apresentar:

Ana Laura Gentile (piano)

Gustavo Alves (violão)

Programa do recital:

1a parte

Joaquin Rodrigo Tres canciones españolas

1. En Jerez de la Frontera

2. De Ronda

3. Adela

Carlos Guastavino Nana del niño malo

El Sampedrino

Severa Villafañe

Jayme Ovalle Azulão

Waldemar Henrique Fiz da vida uma canção

Mário de Andrade/ Heitor Villa-Lobos Viola Quebrada

Anne Karoline Moreira (canto)

Gustavo Alves (violão)

2a parte

Francis Poulenc La Courte Paille

1.Le sommeil

2.Quelle aventure!

3.La reine de coeur

4.Ba, be, bi, bo, bu

5.Les anges musiciens

6.Le carafon

7.Lune d'avril

Francis Poulenc Les chemins de l'amour

Benjamin Britten Tell me the truth about love

William Bolcom Amor

Anne Karoline Moreira (canto)

Ana Laura Gentile (piano)

Resumo:

Este trabalho busca contribuir com a difusão do repertório coral francês a

cappela do século XX, e na otimização das performances de Chansons françaises

pour choeur mixte a cappella, de Francis Poulenc, por coros brasileiros, a partir

de uma abordagem crítica baseada em um estudo histórico e social, discussões e

estratégias de estudo sobre cantar em uma língua estrangeira, e análises

interpretativas das obras. A pesquisa foi realizada com base em audições e

análise de gravações de três coros distintos entre si, a fim de obter maior

pluralidade interpretativa para o estudo. A partir da discussão de conceitos e

análise das obras, foram debatidas questões como formação coral indicada para

performance das obras, interpretação de recursos vocais presentes na partitura,

artifícios interpretativos para criação de personagens, exercícios visando o

auxílio na pronúncia do idioma. Durante o processo investigativo utilizamos

como método referencial de análise para os conteúdos históricos o trabalho

acadêmico de Arbey (2011), Hurard-Viltard (1988) e Palisca (2007). Como base

para a análise fonética do francês, interpretação e contextualização das obras,

utilizamos Bernac (1997), Miller (1996), Adams (2008), Elliot (2006), Zink

(2006) e Régnier-Bohler (2006). Como resultado desse processo, produzimos

uma análise histórica, fonética e interpretativa das canções que oferece um

panorama do período histórico e das obras corais a cappella de Francis Poulenc.

Deixe um comentário