Coral da ECA recebe o Coro Universitário de Mendoza (Argentina)

Na próxima 4ª feira, dia 10, às 12h, o Coro Universitário de Mendoza fará um concerto para os alunos do Departamento de Música. O Coral é mantido pela Secretaria de Extensão Universitária da Universidade Nacional de Cuyo, dirigido desde 1997 por Silvana Vallesi.
Premiado na Argentina, França, Hungria e Alemanha, o coro apresentou-se em diversos países da América e da Europa.
Realiza um trabalho formativo, atuando como instrumento em cursos e masterclasses com regentes argentinos e internacionais. Centrado no repertório a cappella e com ênfase em compositores contemporâneos, tem realizado também concertos corais-sinfônicos.
Neste encontro com os estudantes do Coral da ECA-USP apresentará um programa que inclui, entre outros, Ginastera, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Alberto Grau, Beatriz Corona e Morten Lauridsen.
O encontro entre os dois coros e entre estudantes e regentes dos dois países é Coordenado pelo Prof. Marco Antonio da Silva Ramos e o Comunicantus: Laboratório Coral e pretende estimular o intercâmbio cultural e acadêmico, por isso tem o apoio da Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP.
A entrada é franca e o concerto será realizado no Auditório do Departamento de Música da ECA-USP, no horário de ensaio do Coral da ECA-USP, ao meio-dia.

REPERTORIO
Música coral del continente americano del siglo XX (original para coro)
Lamentaciones del profeta Jeremías/ Alberto Ginastera-Argentina
Salmo 114/Alberto Caamaño-Argentina
Jubiabá/Alberto Pinto Fonseca-Brasil
Del Requiem de Osun: Confutatis-Lacrimosa/Calixto Alvarez-Cuba
Corazón Coraza/ Beatriz Corona-Cuba
Magnificat-Gloria/Alberto Grau-Venezuela
Bomba E/Cucco Peña-Puerto Rico
Sa nuit d’etés/ Morten Lauridsen USA con piano
Lie lightly gentle earth/ Paul Chiara USA
It was a lover and his lass/Ward Swingle
Gloria y Credo de la Misa Tango de Martín Palmeri con piano y bandoneón

Arreglos:
Tangos con o sin bandoneón
Adiós nonino de A Piazzolla Arreglo Gustavo Maldino
La muerte del ángel A Piazzolla
Fuga y Misterio A Piazzolla
Tangatta A Piazzolla Arr Silvana Vallesi ,con piano y bandonéon(y guitarra?)
Carinhoso -Pixinguinha-Arr J de Barros/Brasil
Spirituals:
Elijah rock Arr Moses Hogan/USA
Wade in the water Arr Norman Luboff
CORO UNIVERSITARIO DE MENDOZA de la UNCUYO
Dependente da Secretaria de Extensão da Universidade Nacional de Cuyo, este grupo foi criado em1965 pelo Maestro Felipe Vallesi, alma mater do organismo.Atualmente, e desde 1997, é dirigido pela Maestrina Silvana Vallesi, celebrando este ano seu 50º anivers;ario de intensa trajetória ininterrupta.
No exterior apresentou-se em importantes salas da Alemanha, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França. Grécia, hungria, Itália, México, Noruega, Paraguai, Suécia, Vaticano e Venezuela, sendo esta sua primeira visita à irmã República Federativa do brasil.
Obteve numerosos prêmios e reconhecimentos locais, nacionais e internacionais. Foram declarados Embaixadores do Povo e da Província de Mendoza pslo governo Provinvcial, e Embaixadores Culturais pela UNCUYO. É o primeiro e único coro de toda a América Latina premiado com o Grande Prêmio Europeu, mais importante concurso coral no nível mundial. Por seu trabalho e alto desempenho artístico o Senado da Nação Argentina lhe entregou, por unanimidade, a Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento, “em reconhecimento à sua obra destinada a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes, das instituições e das suas comunidades”.