Caminhos vocais da criatividade: Repercussão da Primeira Semana de Estudos e Pesquisa

A Primeira Semana de Estudos de Pesquisa, realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro no Departamento de Música da ECA, discutiu muitos aspectos sobre ensino e prática do canto coral, trazendo novos paradigmas sobre o que é a pesquisa em performance e sobre o ensino em canto coral na USP e na Universidade de Cambridge. Veja mais detalhes da semana aqui.

Pesquisadores das duas universidades deram entrevista ao Jornal da USP e falaram sobre as semelhanças e diferenças de perspectivas e de abordagem no desenvolvimento criativo de coros e regentes corais entre as duas universidades, e como isso provocou a curiosidade entre as duplas de pesquisadores para iniciar a pesquisa conjunta.

Geoffrey Weber na ECA: admiração pelo canto coral brasileiro

Na entrevista, o professor Marco Antonio Ramos comenta que essa via de mão dupla para a pesquisa brasileira e a inglesa é uma atividade especial, principalmente para o Departamento de Música da ECA. O grupo formado para trabalhar a questão da performance vai influenciar os resultados artísticos tanto no Brasil como na Inglaterra. Ele ressalta que os coros de Cambridge estão “no topo do mundo”. “O foco deles são as músicas religiosas, a música para as capelas. Estarem aqui conosco é ter acesso a uma musicalidade bem diferente, além de conhecer as músicas religiosas brasileiras, que são desconhecidas por não serem publicadas.”

Veja aqui a matéria completa.