Especial Encontro de Corais Comunicantus 2010

Marcos Júlio Sergl

Pós-doutor em Comunicações, Doutor e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP, atualmente é professor da Universidade de Santo Amaro-UNISA, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdade de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM e da Universidade Anhembi-Morumbi. Ainda na área de educação já foi docente do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, da Faculdade MOzarteum, da Universidade São Judas Tadeu e da Faculdades Integradas Paulista – FISP.

Aluno de Lydia Alimonda e Cláudio Brito em piano e Roberto Schnorrenberg, Robert Shaw e Hugo Ross em regência, participou de cursos de especialização na Áustria e Espanha. Com vasta experiência em regência coral, já dirigiu o Coro de Câmara de Recife, o Coral Bento de Nursia em Olinda, o Coral Villa-Lobos de Presidente Prudente, o Madrigal Vivace de São Paulo e o Madrigal Música Viva de São José dos Campos, tendo sido regente-assistente do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Atualmente dirige o Coral Cultura Inglesa de São Paulo e o Coral Vozes da Mooca.

Foi ainda presidente da Comissão de Música da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão; na área de Musicologia, particularmente em: cultura brasileira, música erudita brasileira, música popular brasileira e música sacra brasileira, se dedicando ao estudo e à restauração da música sacra paulista do século XIX. Áreas de atuação: Rádio e Televisão, Radiodifusão, Jornalismo e Editoração, Educação Artística, Regência, História da Música.