Especial Festival Comunicantus de Corais 2010

Coral da Terceira Idade da USP

O Coral da Terceira Idade da USP foi o primeiro dos coros comunitários em atividade no Departamento de Música. Depois da implantação do Projeto Comunicantus, em 2001, foi incorporado ao Laboratório Coral e desde lá vem ampliando suas perspectivas educativas e artísticas a cada novo ano.

Voltado ao público acima de 60 anos, o Coral faz parte do Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Com ensaios semanais, apresenta um repertório variado em estilos, sempre com a presença da música brasileira e escolhendo, a cada projeto, a exploração de um novo perfil de repertório.

Além das apresentações nos eventos organizados pelo Comunicantus: Laboratório Coral, tem sido convidado para se apresentar em encontros corais, como os do Mackenzie e da PUC, e em eventos ligados à promoção da saúde, lazer e bem estar do público de terceira idade, tanto sediados na USP, como nos mais variados espaços culturais da cidade. Em 2009, cantou na outorga do título de professora emérita do Instituto de Psicologia à Professora Dra. Ecléa Bosi, coordenadora do Projeto UATI e grande incentivadora do Coral. Neste ano, o Coral foi o tema do catálogo de atividades impresso pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com fotos dos coralistas e da equipe de alunos regentes. Em 2007, em comemoração aos 10 anos do Coral da Terceira Idade, o Comunicantus: Laboratório Coral organizou um encontro de corais realizado no MASP.