Defesa de mestrado Anne Karoline Moreira

Título do trabalho: O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo na música do Teatro de Revista Paulista entre as décadas de 1910 e 1940.

Data/horário da defesa: 06/10, 3a feira, às 15:00

Transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/uXFdPxi37Hgh

Orientadora e presidente da banca: Profa. Dra. Susana Cecília Igayara-Souza (ECA-USP)

          Banca:

Sidney Molina – FAAM

Carlos Menezes Junior – UFU

Resumo:

Esta dissertação investiga o personagem-tipo caipira e sua presença na música criada na primeira metade do século XX entre as décadas de 1910 e 1940, período de maior destaque deste personagem no teatro musicado paulista. Para tal estudo foram coletadas 12 partituras musicais entre os estilos Teatro de Revista, Burletas e Operetas paulistanas em que tal personagem está caracterizado, no período entre 1910 e 1940, sendo 10 de autoria de Marcelo Tupinambá, 1 de autoria de Hekel Tavares e 1 de autoria de Benedito Lorena, todas as partituras se encontram no anexo deste trabalho. No primeiro capítulo procuramos compreender a cidade de São Paulo no início de sua ascensão para uma grande metrópole, em que o fluxo de identidades permitia que diversas culturas se comunicassem entre si, para tanto utilizamos como bibliografia os trabalhos de Virgínia Bessa e Neyde Veneziano. No segundo capítulo discorremos sobre o meio social e artístico em que o caipira está inserido, voltando nosso olhar para o caipira como indivíduo, em sua musicalidade, modo de vida e fala característica. Para tanto, utilizamos autores como Amadeu Amaral e sua obra “O Dialeto Caipira” (1976) e Ivan Vilela (2015) “Cantando a própria história: música caipira e enraizamento”. No terceiro capítulo encontram-se as análises das canções Caboclo Bom,Viola Cantadêra, Ao Som da Viola Beija-frô, meu Beija-frô. Para análise de questões interpretativas utilizamos o trabalho de livre docência “O Ensino da Regência Coral” (2003) do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e seu referencial de análise de obras corais localizado no capítulo 2, bem como gravações de diferentes intérpretes das canções supracitadas. A fim de reafirmar sua identidade nessa mistura de sons e cores, o caipira aparece como o defensor do regionalismo representando as cidades ao redor de São Paulo, bem como seus habitantes e sua cultura. A pesquisa, que possui tanto um viés teórico como uma experimentação prática – com objetivo voltado aos estudos de performance -, desenvolveu-se primeiramente como revisão bibliográfica e análise das partituras musicais encontradas nas coleções das bibliotecas de música e acervos da cidade de São Paulo. Como resultados obtivemos quatro análises interpretativas das obras escolhidas, das performances em diferentes décadas, além da performance da autora de uma das obras.”

Anne Karoline Moreira