Título do trabalho: O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo na música do Teatro de Revista Paulista entre as décadas de 1910 e 1940.
Data/horário da defesa: 06/10, 3a feira, às 15:00
Transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/uXFdPxi37Hgh
Orientadora e presidente da banca: Profa. Dra. Susana Cecília Igayara-Souza (ECA-USP)
Banca:
Sidney Molina – FAAM
Carlos Menezes Junior – UFU
Resumo:
Esta dissertação investiga o personagem-tipo caipira e sua presença na música criada na primeira metade do século XX entre as décadas de 1910 e 1940, período de maior destaque deste personagem no teatro musicado paulista. Para tal estudo foram coletadas 12 partituras musicais entre os estilos Teatro de Revista, Burletas e Operetas paulistanas em que tal personagem está caracterizado, no período entre 1910 e 1940, sendo 10 de autoria de Marcelo Tupinambá, 1 de autoria de Hekel Tavares e 1 de autoria de Benedito Lorena, todas as partituras se encontram no anexo deste trabalho. No primeiro capítulo procuramos compreender a cidade de São Paulo no início de sua ascensão para uma grande metrópole, em que o fluxo de identidades permitia que diversas culturas se comunicassem entre si, para tanto utilizamos como bibliografia os trabalhos de Virgínia Bessa e Neyde Veneziano. No segundo capítulo discorremos sobre o meio social e artístico em que o caipira está inserido, voltando nosso olhar para o caipira como indivíduo, em sua musicalidade, modo de vida e fala característica. Para tanto, utilizamos autores como Amadeu Amaral e sua obra “O Dialeto Caipira” (1976) e Ivan Vilela (2015) “Cantando a própria história: música caipira e enraizamento”. No terceiro capítulo encontram-se as análises das canções Caboclo Bom,Viola Cantadêra, Ao Som da Viola e Beija-frô, meu Beija-frô. Para análise de questões interpretativas utilizamos o trabalho de livre docência “O Ensino da Regência Coral” (2003) do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e seu referencial de análise de obras corais localizado no capítulo 2, bem como gravações de diferentes intérpretes das canções supracitadas. A fim de reafirmar sua identidade nessa mistura de sons e cores, o caipira aparece como o defensor do regionalismo representando as cidades ao redor de São Paulo, bem como seus habitantes e sua cultura. A pesquisa, que possui tanto um viés teórico como uma experimentação prática – com objetivo voltado aos estudos de performance -, desenvolveu-se primeiramente como revisão bibliográfica e análise das partituras musicais encontradas nas coleções das bibliotecas de música e acervos da cidade de São Paulo. Como resultados obtivemos quatro análises interpretativas das obras escolhidas, das performances em diferentes décadas, além da performance da autora de uma das obras.”