Pesquisa em música na quarentena

A pesquisa em música continua durante a quarentena. Hoje divulgamos um vídeo da canção Caboclo Bom, de Hekel Tavares, interpretada por dois mestrandos: Anne Karoline Moreira, cantora, e Guilherme Moreno, violonista.

Anne Karoline Moreira é Bacharel em Música pela ECA-USP, onde atualmente cursa o Mestrado em Questões Interpretativas sob a orientação da Profa. Dra. Susana Cecília Igayara-Souza.

A canção Caboclo Bom faz parte do repertório analisado em sua dissertação “O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo na música do teatro de revista paulista entre as décadas de 1910 e 1940”, sendo uma das canções mais executadas nas casas de música da primeira metade do século XX.

A mestranda explica a importância de Hekel Tavares:

“Hekel Tavares (1896-1969) foi um compositor conhecido principalmente por suas canções, porém há pouca literatura sobre suas obras, embora tenha sido um músico de grande sucesso em seu tempo. Seu momento de maior reconhecimento se deu ao mesmo tempo em que o teatro de revista se tornava cada vez mais brasileiro, diversas canções escritas para revistas tornaram-se populares e ultrapassaram os limites dos palcos, sendo, por diversas vezes, nem mesmo reconhecidas como canções pertencentes a uma peça teatral. Caboclo Bom se encaixa nesta definição sendo uma das obras mais reconhecidas do compositor e, por isso, uma das obras analisadas e escolhida para performance de obras que fazem parte do corpus da dissertação.”

Sobre o vídeo e os intérpretes:

Como não é possível ensaiar durante o período de quarentena, cada um gravou de suas casas, e os vídeos foram sincronizados. “É uma experiência nova que supre a necessidade de performance, como parte do processo de estudo, análise e discussão das decisões interpretativas que são apresentadas na dissertação”, explica a orientadora Susana Cecilia Igayara-Souza.

Anne Karoline Moreira é pesquisadora do GEPEMAC (Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto), bolsista CAPES e estagiária do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Já cantou com maestros da Alemanha, Inglaterra, Hungria, Suécia, Holanda, Argentina e Estados Unidos e atualmente é uma das preparadoras vocais do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da Terceira Idade da USP. Trabalha como preparadora vocal, regente, cantora e produtora de conteúdo audiovisual. Guilherme Moreno é Bacharel em Música pela ECA-USP, onde atualmente cursa o Mestrado em Performance em Violão sob a orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden. É professor Suzuki credenciado, lecionando violão e musicalização para a primeira infância com esta metodologia. Participou dos principais festivais do país, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e a Oficina de Música de Curitiba. Ganhador na categoria de Música de Câmara do XXIX Concurso de Violão Souza Lima e no XXII Concurso Nacional de Violão “Musicalis”. Apresenta-se regularmente como solista e camerista.