COMUNICANTUS TERÁ UM FINAL DE ANO REPLETO DE ATIVIDADES GRATUITAS

No encerramento de 2015, há muitas atividades no Comunicantus Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP! Este ano, além do Festival Comunicantus, que se realiza mais uma vez, os integrantes estão envolvidos em palestras e trabalhos de conclusão de curso com apresentações musicais.

Fiquem atentos e não percam essas atividades!
Foro Coral Americano na Argentina

Marco Antonio da Silva Ramos em apresentação na V Semana de Educação
Musical na UNESP.

O coordenador do Comunicantus, professor titular Marco Antonio da Silva Ramos, participa como representante brasileiro do Foro Coral Americano, sediado em San Juan (ARG) , de 15 a 17 de Novembro. Nele acontecerão debates, concertos e sessões de leitura de repertório. O Foro reúne personalidades de diversos países das Américas e, além do coordenador do Comunicantus, terá a participação de Marcelo Rezcki, presidente da Associação de Regentes de Coros Infantis e ex-aluno do Departamento de Música.  


Apresentação dos TCCs de Leonardo Anunciação e Filipe Fonseca

Alguns dos alunos que atuaram no Comunicantus nos últimos anos estão se formando, como Filipe Fonseca, orientado pela professora Susana Cecilia Igayara, que apresentará seu concerto de formatura e defesa de trabalho de conclusão no dia 23 de Novembro às 12h30. Na apresentação haverá uma importante obra do repertório brasileiro para coro, solistas e orquestra, o Te Deum de Francisco Braga, composta em 1904, com o Coral da ECA-USP. Já o trabalho escrito é voltado para a discussão do processo de editoração e edição, também na temática da música brasileira, com excertos da ópera Le Fate, de Henrique Oswald. 

Além de Filipe, outro ex-aluno do Comunicantus, Leonardo Anunciação, apresentará dia 11 de dezembro às 10h seu trabalho de conclusão de curso em Regência, orientado pelo prof. Marco Antonio da Silva Ramos.



Francisco Braga (foto)

Lee Ward (foto)
Lee Ward faz palestra sobre vozes infantis na III Jornada Discente do Programa de Pós Graduação em Música (PPGMUS)

O tema das vozes infantis volta a aparecer em palestra com o regente convidado Lee Ward, nascido em Liverpool, Inglaterra, e temporariamente radicado em São Paulo. Ele falará sobre a tradição inglesa dos coros com meninos cantores e dividirá com o público um pouco de sua grande experiência nesse assunto. A palestra é dia 27 de Novembro, às 16h30, no Departamento de Música da ECA-USP, e encerra a jornada discente da pós-graduação, de que participarão as alunas Carolina Andrade e Ana Paula Gabriel, apresentando os resultados parciais de suas pesquisas, com coordenação do Prof. Dr. Mário Videira. A doutoranda Caiti Hauck-Silva faz parte da organização do evento.

Mariana Hammerer e Ana Lúcia Gaborim apresentam dissertações de mestrado e doutorado

Duas alunas, orientadas pelo professor Marco Antonio, concluíram suas pesquisas. Mariana Hammerer já é Mestre em Música, com dissertação defendida dia 12 de Novembro, sobre a obra sacra de Ernâni Aguiar. No dia 30, será a defesa de Doutorado de Ana Lúcia Gaborim Moreira, que pesquisou sobre coro infantil. 

Festival Comunicantus 2015: dois dias, dois locais diferentes, um único espetáculo

O último grande evento do Comunicantus será o Festival Comunicantus 2015 que, este ano, apresenta uma novidade, dividido em dois diferentes concertos que foram organizados pelas características do repertório.


No dia 3 de dezembro, 20h, no Mosteiro de São Bento, haverá programação com repertório religioso acompanhado por órgão e por orquestra.  O Coral da Terceira Idade da USP, regido por equipe de alunos de graduação sob supervisão dos professores Marco Antonio e Susana, será o primeiro grupo a se apresentar.
Em seguida, o Coral da ECA-USP apresenta-se sob regência do professor Marco Antonio da Silva Ramos, com acompanhamento ao órgão de Lee Ward. Um dos destaques é o Cantique de Jean Racinede Gabriel Fauré. Filipe Fonseca, que atuou este ano como regente assistente, repete a apresentação do Te Deum de Francisco Braga.
O último coro da noite será o Coro de Câmara Comunicantus. Depois de ter interrompido sua atividade no primeiro semestre, um novo projeto de bolsas foi aprovado e o coro retoma as atividades com um repertório totalmente renovado, incluindo Handel, Oswald e Ernâni Aguiar, sob regência de seu diretor artístico, Marco Antonio da Silva Ramos. Encerrando o concerto, o regente convidado Lee Ward apresenta um programa de obras inglesas que inclui Elgar e Stanford. Parte do trabalho de leitura das obras foi realizado pelo doutorando Fred Teixeira, que atua como regente assistente.
No dia 4 de dezembro, também às 20h, apresentam-se no Auditório do Instituto de Física da USP (câmpus Butantã) o Coral Universitário Comunicantus e o Coral Escola Comunicantus, ambos ligados à atividade didática de graduação e pós-graduação que acontece no laboratório.
Há mais três grupos convidados: o Coral do Jardim, também regido por Marco Antonio, com acompanhamento ao piano de Susana Cecilia Igayara e arranjos e violão por Fred Teixeira, o Coral Physicantus, regido por Munir Sabag, que integra o grupo de pesquisas nas Artes do Canto, e o Coral da Odonto USP, regido por Mariana Trento, que é aluna de graduação em música e integrante do Coro de Câmara Comunicantus. O objetivo é encerrar 2015 com um repertório variado e estabelecer contato entre diversos coros que ensaiam na USP, todos ligados, direta e indiretamente, ao centro de formação coral que é o Comunicantus.
As atividades são públicas e gratuitas, e estão sendo preparadas pelos professores, funcionário e estudantes que participam do laboratório, sempre trabalhando em equipe. Toda divulgação é bem vinda! No programa dos concertos, haverá informações sobre as inscrições para 2016, com muitas oportunidades para quem quiser integrar algum dos grupos que se apresenta no Festival.
Veja abaixo a equipe completa de alunos de graduação e mestrado que atuam como regentes e monitores no Coral da 3a Idade e Coral Escola Comunicantus e formam o Coral Universitário Comunicantus: 
________________________________________________________________________ 

Agnelson Gonçalves (Graduado)
Ana Laura Gentile
Carolina Andrade (Mestranda)
Daniel Toledo
Diogo Santana
Gabriel Mourão
Giulia Faria
Ivan Zurawski
Jacqueline Domingos
Letícia Kriger
Luísa Freitas
Mirella Napolitano
Patricia Terceros
Raphael Augusto Pinto 
Walter Rodrigues

EQUIPE – COMUNICANTUS LABORATÓRIO CORAL

Auxiliar Administrativo

Everton da Cruz

Gravação em Áudio e Vídeo

Gustavo Lopes

Rodrigo Campos de Oliveira

Arquivo e Editoração Musical

Renan Proença

Willian Billi

Comunicação

Danielle Serrão

Vanessa Soares
______________________________________________________________________________________ 

O final do ano para o Comunicantus Laboratório Coral está repleto de atividades, e para que você não perca nenhuma delas, visite nossas páginas no Facebook e Twitter (@comunicantus) e reveja as apresentações de nossos coros no canal do YouTube (/ComunicantusLaboratórioCoral)! 

Nos vemos lá!
Equipe Comunicantus

Deixe um comentário