Testes para novos coralistas começam esta semana no Comunicantus

Esta semana, dia 13 de Março, às 18:00, começam os testes para o Coral Escola Comunicantus. O coro é aberto a alunos,  funcionários, professores, ex-alunos e também a qualquer pessoa da comunidade que goste de se expressar musicalmente pela sua voz, em uma atividade de grupo. Nesse mesmo dia, os coralistas que já participam voltarão para o primeiro ensaio de 2015.

Apresentação do Coral Escola Comunicantus no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, 2013.

O projeto existe desde 2001, sempre voltado à prática musical de adultos e à troca de experiências entre coralistas e estudantes de música de Graduação e Pós-graduação, que fazem parte da equipe musical, sob supervisão do Professor Marco Antonio da Silva Ramos, titular em Regência Coral, e Dra. Susana Cecilia Igayara, professora de Repertório Coral.

O ano de 2014 terminou com um Festival no Mosteiro de São Bento, com a participação de todos os coros do Comunicantus: Laboratório Coral.

Ainda esta semana, o Coral da Terceira Idade da USP retoma seus ensaios regulares. Mas, atenção, o dia de testes para o Coral da Terceira Idade é só dia 20 de março, às 14:00. Podem participar os coralistas com mais de 60 anos.

Momentos dos ensaios do Coral da Terceira          Idade da USP

Os coordenadores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecilia Igayara

Os ingressantes costumam querer saber quais são os requisitos para ingresso. O mais importante é a disponibilidade de tempo: por ser um trabalho coletivo, de grupo, os horários de início e de término dos ensaios devem ser cumpridos, sem atrasos ou saídas antecipadas. As apresentações são combinadas de comum acordo com os participantes, mas costumam ocorrer nos finais de semana, já que participamos de eventos culturais da cidade e nos adaptamos às agendas dos espaços culturais e de suas programações.

Quanto ao conhecimento musical, a experiência de cada um dos coralistas é muito importante para o crescimento musical dos coros, portanto temos grande interesse em receber coralistas que já tenham algum contato musical em seu passado. No entanto, isso não significa que alguém sem experiência anterior esteja impedido de participar, pois o projeto é artístico-educativo, ou seja, nossa equipe de alunos está preparada para a musicalização de adultos e para a educação coral em diversos níveis de amadurecimento, dos iniciantes aos mais experientes.

Parte da equipe do Coral da Terceira Idade, antes do início do Concerto final de 2014.

Nosso calendário de atividades segue o calendário geral da USP, com férias em Julho e término no início de Dezembro, quando costumamos realizar nosso Festival Coral. Outras apresentações acontecem durante o semestre, sempre que o resultado musical estiver pronto para ser compartilhado com nosso público. Temos nos apresentado tanto nos espaços da USP como nos mais variados espaços culturais da cidade, estamos também abertos a convites para Encontros Corais e outros eventos culturais.

Venham cantar com a gente!

Equipe do Comunicantus