Conservatório Musical Brooklin Paulista oferece semana de cursos

Entre os dias 14 a 19 de julho o Conservatório Musical Brooklin Paulista realizará sua semana de cursos. Serão presididos o Curso Internacional Sobre o Método Kodály em dois níveis, conduzida pelo Professor Carlos Miró, professor da Universidade Católica de Valparaíso e ex-professor do Instituto Kodály (Hungria), e a Oficina de Rítmica de Dalcroze com o professor Iramar Rodrigues, do Instituo Dalcroze (Suíça).

Seguem abaixo as ementas de cada capacitação.
XX CURSO INTERNACIONAL SOBRE O MÉTODO KODÁLY – prof. Carlos Miró Cortez
Os fundamentos estéticos e pedagógicos do Conceito Kodály e sua aplicação na escola básica e noutros níveis da educação geral e musical:
  • Instrumentos da alfabetização musical kodalyana: o canto, o manossolfa, o solfejo relativo (dó móvel), um repertório selecionado e graduado.
  • A seleção de repertórios folclóricos e eruditos, tradicionais e contemporâneos.
  • A prática coral que dá acesso à polifonia dos grandes mestres.
  • Orientando uma metodologia de ensino de acordo com o Conceito Kodály no contexto da escola regular.
  • Situando o Conceito Kodály em relação a outras pedagogias musicais.

XII OFICINA DE RÍTMICA DE DALCROZE – Prof. Iramar Rodrigues

A Pedagogia Dalcroze e sua filosofia – Uma Pedagogia por Música e para Música:

• A importância do Método Dalcroze na educação do ser humano
  • O movimento corporal em relação à música e ao espaço
  • Correlação direta entre corpo, ritmo, movimento e criatividade
  • Elementos da Rítmica de Dalcroze:
  • Tempo, rítmica, métrica e coordenação motora
  • Relação entre os esquemas: Temporais, Espaciais e Corporais
  • Imaginação e Criatividade

Correlação entre a linguagem musical e a Rítmica:

• Movimento Sonoro.
  • Improvisação vocal e instrumental.

Prática Pedagógica:

• Aplicação das estratégias pedagógicas em diferentes níveis do ensino musical através da elaboração de exercícios e planos de atividades.

Os cursos serão realizados no Campus Morumbi da Universidade Anhembi Morumbi, tendo durações e horários variados. O investimento mínimo para participar das atividades é de R$ 450,00, além disso os primeiros 10 alunos do Departamento de Música da  ECA-USP inscritos recebem 50% de desconto.
Para efetuar a inscrição, que vão até o dia 4 de julho, e obter maiores informações sobre os cursos basta acessar a página da semana de cursos aqui.