Festival de Coros Comunicantus – 3º concerto

Acontece hoje o último concerto do Festival de Coros Comunicantus, às 20h30, no Auditório da Faculdade de Medicina da USP, em frente ao Metrô Clínicas. A apresentação conta com o Coral da ECA-USP, que comemora seus 40 anos de existência, e com o lançamento do Coro de Câmara Comunicantus, novo projeto do Comunicantus em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da USP. 
O Coral da ECA-USP fez seu primeiro concerto em 22/05/1973, e cantou uma obra do professor e coordenador do Laboratório Marco Antonio da Silva Ramos, que na época era estudante do 3º ano de Música. Agora, o laboratório estreia uma obra de Iury Cardoso, estudante do último ano, encomendada pelo professor especialmente para o Coro de Cãmara Comunicantus.

O evento é gratuito e aberto ao público.


FESTIVAL COMUNICANTUS 2013 – 3º concerto

Confira aqui o que os dois coros prepararam para o Festival:


Festival de Coros Comunicantus 2013: Coral da ECA-USP

A abertura do concerto será realizada pelo Coral da ECA-USP, que completa 40 anos. Serão apresentadas as Quatro Canções Eslovacas de Béla Bartók, em húngaro, sob regência da professora visitante Lilla Gábor, de Budapeste, e o Magnificat- Aleluia, de Villa- Lobos, sob regência de Marco Antonio da Silva Ramos.


Coral da ECA-USP

O Coral da ECA-USP é o coro mais antigo do Comunicantus, mas ao mesmo tempo é alimentado pela eterna juventude de seus coralistas. O coro é formado por estudantes da USP alunos das disciplinas Canto Coral: Técnicas de Expressão Vocal, que reúne os alunos de 1º e 2º anos de todos os cursos da música e os alunos mais adiantados de Canto e de Regência, sendo também uma disciplina optativa para alunos de outros cursos da USP que tenham leitura musical. 


Em 2013 o coro comemorou 40 anos carregados de histórias e curiosidades, como a da primeira vez em que o professor e coordenador do Laboratório, Marco Antonio da Silva Ramos, regeu em público. A atividade coral no Departamento de Música da ECA/USP teve início em 1973, com a criação do Coral da ECA-USP e com o primeiro professor de Regência Coral, o maestro alemão Klaus Dieter-Wolf. Até o fim da vida de Klaus Dieter-Wolff o trabalho dele esteve ligado ao Coral da ECA-USP, que também deu origem ao nome do Laboratório. Antes, Comunicantus era o nome do Coral da ECA-USP. 


Confira o programa do Coral da ECA-USP: 
Béla Bartók | Négy szlovák népdal (Quatro canções eslovacas) 
I Lányát az anya (Canção de um matrimônio de Poniky) 
II Havasi legelon (Canção da colheita do feno de Hiadel) 
III Enni, inni ((Canção de baile de Medzibrod) 
IV Szóljon a duda mar ((Canção de baile de Poniky) 
Regência: Lilla Gábor 
Piano: Walter Rodrigues 
Heitor Villa-Lobos | Magnificat Alleluia 
Regência: Marco Antonio da Silva Ramos 
Solo: Marcela Batista Rahal 
Piano: Daniel Toledo 
SOPRANOS: Alexsandra Hsiao, Ana Paula Lingner, Ana Yae Tateishi Okuma, Anne Karoline R. Moreira, Aria Ai Yamanaka, Ariane Rovesse de Alencar Freitas, Bárbara Cruz Souza, Camila Aparecida Rabelo, Carla Santos Arias, Gabriela Morais Lusvarghi, Giulia Faria, Helga Lauer, Isabela Santos Neves, Letícia Skaidrite Kriger, Maria Tereza Boada M. Pimenta, Maria Valentina, Alexandre Bagno, Mariana Ceres de Almeida, Mariana P. L. Torres de Carvalho, Nathalia do Nascimento Santos, Nourah Ahmad El Orra, Patrícia Gisela Terceros M., Rafaela Romam Sampaio, Raissa Conde Cassiano, Rayssa da Silva Chaves e Tamara Alvarenga Caetano 
CONTRALTOS: Adriana Marques Maia, Amanda Ferraresi Nascimento, Ana Elisa Portes Lima, Ana Maria Spyer, Bruna Camacho Budri, Bruno de Sá Nunes, Caiti Hauck-Silva, Carolina C. Moniz de C. Freitas, Catherine de Santana Silva, Jacqueline Domingos Venâncio, Layra Malacrida Artilian, Maria Fernanda, Mirella Napolitano , Renata M. de Castanho, Tahyná Oliveira Dos Santos e Vânia C. Ornelas de Oliveira 
TENORES: Augusto Piccinini, Carlos Augusto Motta de Lima, Cauã Borges Canilha, Diogo Santana da Silva, Eduardo Toni Raele, Felipe Vidal de Meneses, Gustavo Branco Germano, Guilherme Moreno de Caldas Braz, Helber Fernandes Ribeiro, Henrique Diaz Scrocco, Igor Oliveira Aguiar, João F. Nóbrega, Lucas de Oliveira Vieira, Lucas Santos Gonçalves, Luciano Reginaldo da Silveira, Luiz Gabriel de Melo Neto, Marcelo Bonvicino, Marcos de Freitas Mortara, Patrick Murphy, Raphael Augusto Pinto, Rogério Dias de Andrade e Victor Rodrigues Silva 
BAIXOS: Albert Santana de Andrade, Ariel Coelho Freire, Bruno da Cruz Senna (Hassel Mendel), Bruno Esslinger de Britto Costa, Caio de Souza Campos, Carlos Eduardo Samuel T M Villela, Diego Alves, Daniel Felipe Allain, Daniel Roberto de Toledo , Eduardo Antuniassi Lobato, Enrico Ruggieri, Gabriel Trettel da C. dos Santos, Gabriel Alves de Souza Mourão, Guilherme Garbato, Guilherme Kafé, Gustavo Mesquita França, Gustavo Alves Souza, Helder Veiga de Medeiros Junior, Igor Caracas, José Calixto, José Falcão, José Paulo Bueno de Souza, José P. de Mattos Neto, Lucas Hoffmann, Lucas H. T. Martins, Marcos Matos de Paula, Nicholas Gialluca Domene, Paulo C. de Arruda Sampaio, Pedro de Paula Alves dos Santos, Pedro Yugo, Piero Bonavita Basile, Renan Silva Proença, Silnei Doomacil, Tiê Campos, Vinicius Batista, Vinícius de Mello Jordão, Vitor C. T. Fernandes, Vitor Ramirez Lopes Cardoso, Vittorio Audi Poletto e Walter Rodrigues.

Festival de Coros Comunicantus 2013: Coro de Câmara Comunicantus 


O projeto de um coro de câmara formado por bolsistas não é uma ideia nova no Departamento de Música da ECA-USP, mas só agora, 40 anos depois da criação do Coral da ECA-USP, o projeto foi concretizado.


O Coro de Câmara Comunicantus é formado por 28 coralistas bolsistas e um pianista bolsista, além de seis monitores em áreas técnicas: produção musical, arquivo, editoração musical, gravação em áudio e vídeo e comunicação. O requisito para participação é ser aluno de graduação da USP e a seleção foi feita por professores da Universidade, a partir de edital público. Com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP, o coro está ensaiando desde agosto, sob regência do Professor Titular em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos. Completam a equipe a professora Susana Cecilia Igayara, que atua na escolha de repertório e supervisiona o trabalho de pesquisa, documentação e comunicação, e o professor Ricardo Ballestero, responsável pelos trabalhos de dicção e vocal coach e que também atuará como pianista neste concerto. 

O coro, formado por estudantes de graduação da USP, trabalha o estudo em cima de gravações e vem ensaiando desde agosto de 2013, a fim de explorar novos parâmetros do ensino de Canto Coral, unindo a tradição da prática vocal a aspectos tecnológicos, como o uso de gravações de ensaios como ferramenta de aprendizagem. Todos os ensaios e apresentações do coro são gravados. Cada estudante tem acesso imediato ao registro fonográfico e escreve uma breve critica de sua atuação, em busca de melhorias na percepção de sua produção individual. Todo o processo será arquivado digitalmente, propiciando estudos e pesquisa na área de interpretação e de performance, uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC).
Coro de Câmara Comunicantus
O programa do Coro de Câmara Comunicantus no Festival expressa seus objetivos artísticos: com ênfase na música brasileira, apresenta obras de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, tanto músicas sacras como canções. A passagem pelo repertório camerístico internacional está representada por obras de Schubert e Brahms, além de uma canção de Morten Lauridsen, que comenta o romantismo e suas temáticas. Como parte de seu projeto de renovação do repertório, o Coro de Câmara Comunicantus apresenta uma estreia, a obra João, rapsódia para soprano solista, coro misto, seis violões, contrabaixo e percussão, composta pelo aluno Iury Cardoso, que está concluindo seu curso, a pedido do maestro Marco Antonio da Silva Ramos. A apresentação contará com os professores Marco Antonio da Silva Ramos na regência e Ricardo Ballestero no piano, além da participação de um grupo de violões composto por alunos e ex-alunos da USP. Assim, ao mesmo tempo em que o Festival promove a essência do Laboratório, ele vem se afirmar enquanto um espaço de excelência artística, com o lançamento desse novo coro, que tem um perfil diferente e inédito. 
Confira o programa completo do Coro de Câmara Comunicantus no Festival:

Franz Schubert | Der Tanz (A dança) D 826
Texto: Kolumban Schnitzer von Meerau
Piano: Ricardo Ballestero

Johannes Brahms | Der Gang zum Liebchen (O caminho de meu amorzinho) Quarteto, opus.31, nº3
Piano: Ricardo Ballestero

Johannes Brahms | Brennessel steht na Weges Rand (Tem urtiga na beira da estrada) Zigeunerlieder, opus112, nº5
Piano: Ricardo Ballestero

Morten Johannes Lauridsen | Dirait-on, Les Chansons des Roses nº5
Texto: Rainer Maria Rilke
Piano: Renan Branco

Osvaldo Lacerda | Missa Ferial
I Kyrie
II Sanctus
III Agnus Dei

Heitor Villa-Lobos | Bendita Sabedoria
II Vas pretiosum lábia scientiæ
III rincipium sapientiæ
IV Vir sapiens


Mozart Camargo Guarnieri | O Saci Pulou no Meio

Texto: Brasil Bandecchi

Heitor Villa-Lobos | Caboca de Caxangá
Tema e texto: Catulo da Paixão Cearense
Solos: Raquel Gigllio Nogueira, Marcela Batista Rahal, Luiz Gabriel de Melo Neto e Albert Santana de Andrade
Piano: Renan Branco
Iury Cardoso | João Rapsódia*
Soprano solista: Tamara Caetano
Violões: Carolina Andrade, Caroline Brazutte, Felipe Fachin, Iury Cardoso, Juliana Vasques, Leandro Quintério
Contrabaixo: Caiti Hauck-Silva
Percussão: Ariel Coelho(zabumba) e Igor Caracas (pandeiro e triângulo)
*1ª audição | obra encomendada pelo Comunicantus: Laboratório Coral

Regência: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos, titular
Coaching: Prof. Dr, Ricardo Ballestero
Pesquisa de Repertório: Profª Drª Susana Cecília Igayara

SOPRANOS I: Anne Karoline Ramalho Moreira, Maria Valentina Alexandre Bagno, Nívea Bessi Pascoaloto e Tamara Alvarenga Caetano 

SOPRANOS II: Camila Rabelo, Mariana Muchatte Trento, Naara Santana dos Santos e Raquel Gigllio Nogueira 
CONTRALTOS I: Ana Elisa Portes Lima, Bruno de Sá Nunes e Marcela Batista Rahal 
CONTRALTOS II: Carolina Garbelotto de Castro, Catherine de Santana Silva e Sarah Alencar Alves 
TENORES I: Danilo Almeida de Sene, Henrique Diaz Scrocco, Igor de Oliveira Aguiar e Luiz Gabriel de Melo Neto 
TENORES II: Eduardo Toni Raele, Fábio Augusto Barbosa Ferreira e Lucas de Oliveira Vieira 
BARÍTONOS: Albert Santana de Andrade, Diego Rodrigo Alves, Eduardo Antuniassi Lobato e José Pereira de Matos Neto 
BAIXOS: Walter Pellici Rodrigues, Styveen Lucas C. P. Azzola e José Paulo Bueno de Souza 

PIANISTA: Renan Branco


A produção do Festival é realizada por Enrico Ruggieri (bolsista PRCEU) e Gabriela Lusvarghi (bolsista PRG). Este ano, a arquivista musical é Letícia Krieger (PRCEU) e a secretaria do Laboratório está a cargo do funcionário Everton da Cruz, que integra nossa equipe desde agosto. Nos trabalhos de comunicação, supervisionados pela professora Susana Cecilia Igayara, estão Flávia Luz (assessoria) e Guilherme Ramos, o Kafé, que desenvolveu o novo logo do comunicantus e a arte de cartazes e programas. A secretária de eventos, Edilena Colombo, e os secretários do Departamento de Música, Luciana Del Sole, Alexandre e Sueli, acompanharam e auxiliaram nos processos administrativos. O dia-a-dia também teve a participação dos bolsistas que desempenharam funções de apoio em nossa estrutura: Alice Campos (bolsista PRCEU), responsável pela área tecnológica, Diogo Santana e Mirella Napolitano (bolsistas de Tutoria Científico-acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação), que pelo primeiro ano participaram do Laboratório Coral. 
A coordenação geral do Festival é dos professores Marco Antonio da Silva Ramos, Titular em Regência Coral e professor dos alunos regentes, e Susana Cecilia Igayara. Este ano, a realização do Festival teve os importantíssimos apoios da Faculdade de Medicina da USP, que cedeu o Teatro, da direção da Escola de Comunicações e Artes e das Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão da USP. O departamento de Música da ECA-USP também esteve envolvido nos enormes esforços que são exigidos, ao se organizar um evento como esse. Agradecemos à chefia, equipe de funcionários, alunos e coralistas.
O concerto será transmitido ao vivo pelo IPTV: http://iptv.usp.br/portal/home.


Deixe um comentário