Coro de Câmara Comunicantus canta na abertura do Siicusp

O novo coro do Laboratório, o Coro de Câmara Comunicantus, vem ensaiando e trabalhando muito desde agosto, a fim de explorar novos parâmetros do ensino de Canto Coral, unindo a tradição da prática vocal a aspectos tecnológicos.
No dia 25 de setembro o coro fez sua primeira e breve apresentação durante uma reunião da Congregação da ECA, em que cantou três trechos da obra Bendita Sabedoria, de Heitor Villa-Lobos, e o Coro das Maçadeiras, música folclórica portuguesa, ambas com regência do professor Marco Antônio da Silva Ramos. Porém, foi no último domingo, dia 6 de outubro, que aconteceu a grande estreia do Coro de Câmara, que cantou na abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (CONFOA),  sendo aplaudidos em pé pelo público presente. Confira aqui fotos do Coro de Câmara na abertura da CONFOA.

Concerto de abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

E o  Coro de Câmara não para por aí: segunda-feira, dia 21 de outubro, o coro apresenta-se na abertura do 21º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. O concerto acontece às 14h30, no Teatro Laboratório da ECA, e é aberto ao público.
O Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP – SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa que tem como objetivo tornar público os resultados dos projetos de pesquisas realizados pelos alunos de graduação da USP e outras instituições nacionais e internacionais. O espírito dessa iniciativa é a convicção de que o conhecimento não se adquire mediante adoção de premissas, mas através do questionamento e verificação destas premissas, definindo-se assim o primeiro objetivo do Programa de Iniciação Científica: o despertar da atitude crítica e da criatividade do aluno de graduação. O Simpósio é realizado anualmente nos campi do Butantã, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba da USP. Na Cidade Universitária, o evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Para participar como ouvinte, basta comparecer ao evento, não há necessidade de inscrição.
Coro de Câmara Comunicantus, formado por estudantes de graduação da USP e regido pelo professor titular em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos, é um programa do Comunicantus, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da USP. O coro ensaia três vezes por semana e conta com uma equipe de alunos bolsistas nas atividades preparatórias técnicas musicais, supervisionados por uma equipe de professores do Departamento de Música que colaboram em suas especialidades. Um dos objetivos do coro é o aperfeiçoamento dos alunos interessados nas práticas corais, fornecendo novos métodos de avaliação qualitativa da performance em Coro de Câmara através da análise orientada das gravações em áudio e vídeo das apresentações, dos ensaios e dos horários de estudo.

Não deixe de conferir o concerto de abertura do Coro de Câmara Comunicantus!

Confira abaixo o programa completo do concerto:

Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)    O Saci Pulou no Meio
                                                                       Texto: Brasil Bandecchi
Osvaldo Lacerda(1927-2011)                Missa Ferial (1966)
Kyrie
Sanctus
Agnus Dei
Heitor Villa-Lobos    Caboca de Caxangá (tema e texto de Catulo da Paixão Cearense)
Solistas: Soprano: Raquel Gigllio Nogueira
               Contralto: Marcela Batista Rahal
               Tenor: Luiz Gabriel de Melo Neto
               Barítono: Albert Santana de Andrade
Piano: Renan Branco
Regência: Marco Antonio da Silva Ramos

Participação na abertura do 21º SIICUSP:
Data: 21 de outubro (segunda-feira)
Local:
Teatro Laboratório da ECA, Cidade Universitária
O evento é gratuito e aberto ao público.