Coro de Câmara faz apresentação de estreia em conferência sobre acesso aberto

O Coro de Câmara Comunicantus é o novo projeto do Comunicantus: Laboratório Coral, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da USP. É um coro de câmara formado por estudantes de graduação da USP que tem como foco principal a música brasileira.

O coro ensaia três vezes por semana e conta com uma equipe de alunos bolsistas nas atividades preparatórias técnicas musicais, supervisionados por uma equipe de professores do Departamento de Música que colaboram em suas especialidades. Este projeto pretende explorar novos parâmetros do ensino de Canto Coral, unindo a tradição da prática vocal aos aspectos tecnológicos.

As atividades do Coro de Câmara Comunicantus iniciaram-se em agosto de 2013, com um repertório que apresenta os compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda. Para esta apresentação, o coro preparou também canções portuguesas. Seu programa inclui obras camerísticas do repertório internacional, como as de Johannes Brahms e Franz Liszt.

O novo coro, regido pelo professor titular em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos, nasce apoiado em uma estrutura de formação em canto coral oferecida pelo laboratório do Departamento de Música da Escola de Comunicações se Artes, com destaque para a formação de coralistas e regentes, mas também de outros quadros importantes na atividade coral, expressos nas funções dos bolsistas selecionados.

Um dos objetivos do Coro de Câmara Comunicantus é o aperfeiçoamento dos alunos interessados nas práticas corais. Em fevereiro de 2014, o coro participará da semana de pesquisa em estudos de performance, que contará com a vinda de dois professores da Universidade de Cambridge, dando início ao projeto conjunto de pesquisa USP/Cambridge no programa International Partnership and Mobility Scheme 2013, patrocinado pela British Academy, com o projeto “Cross-cultural perspectives on the creative development of choirs and choral conductors”.

O concerto de estreia Coro de Câmara Comunicantus acontece dia 6 de outubro, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Brasiliana, em participação na abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (CONFOA).

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área. O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, bibliotecários, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira. A participação do Coro de Câmara Comunicantus na abertura da Conferência, às 18h30, é em colaboração e em apoio à ideia de acesso aberto do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP).

Confira aqui mais fotos do coro.

Coro de Câmara Comunicantus:
Regente Titular e Diretor Artístico Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos

Equipe técnica:

Coordenador geral
Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos

Coordenadora de pesquisa, editoração e comunicação
Profa. Dra. Susana Cecilia Igayara
MONITORA DE PRODUÇÃO MUSICAL
Gabriela Lusvarghi

MONITOR DE GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO
Felipe Roberto Arroyo da Cunha

MONITOR-ARQUIVISTA