Coral da ECA/USP homenageia os 110 anos de Candido Portinari

No próximo domingo, dia 22 de setembro, o Coral da ECA-USP, juntamente com o Coral da Cidade de Santo André, abre o concerto especial da Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), regida pelo maestro Gil Jardim. A apresentação acontece no Auditório Ibirapuera, em homenagem aos 110 anos do pintor Candido Portinari.
O Coral da ECA-USP  é um  coro formado por estudantes da USP alunos das disciplinas Canto Coral: Técnicas de Expressão Vocal, que reúne os alunos de 1º e 2º anos de todos os cursos da música e os alunos mais adiantados de Canto e de Regência, sendo também uma disciplina optativa para alunos de outros cursos da USP que tenham leitura musical.
O Coral da ECA-USP concentra-se em obras adequados a um coro de massa (mais de 70 integrantes, podendo chegar aos 120), muitas vezes obras para coro sinfônico ou com acompanhamento instrumental. Tem sido um coro-laboratório para alunos de regência, canto, piano, instrumento, composição e importante instrumento de formação para futuros coralistas, solistas, regentes e instrumentistas profissionais. Tem sido, por vezes, a primeira experiência coral de alunos mais voltados à música instrumental. Como laboratório para os alunos de regência, seleciona aqueles que já atuaram frente aos coros comunitários ou classe de regência
Participam ainda do concerto com o Coral da ECA-USP, o Coral da Cidade de Santo André e a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), a cantora lírica Céline Imbert, e Hamilton de Holanda Quinteto, que celebram juntos essa data, também início da primavera, tocando na plateia externa do Auditório Ibirapuera peças de  Villa-Lobos,  John Mac Laughlin, Hamilton de Holanda e Daniel Santiago.
João Candido Portinari, filho de Candido Portinari, estará presente prestigiando o concerto.
No sábado, 21 de setembro, o Coral da ECA também participa do ensaio aberto com a OCAM, às 16h, no Auditório do Masp.

Confira o vídeo do Coral da ECA-USP no Festival Coral Comunicantus de 2012 ao lado.
Assista mais vídeos desse e de outros coros do Laboratório Coral Comunicantus no nosso canal do Youtube.
Ensaio aberto
21/09 – sábado – 16h
Grande Auditório do MASP – Av. Paulista, 1.578, São Paulo, SP
Grátis (retirada de senha na bilheteria 1h antes do início do ensaio)