CORAL DA TERCEIRA IDADE DA USP VOLTA AOS ENSAIOS DIA 8 DE MARÇO

Retorno dos ensaios

Os ensaios do Coral da Terceira Idade da USP recomeçarão na próxima 6ª feira, dia 08 de março. Nesse mesmo dia, os integrantes que frequentaram o curso de 2012 confirmarão suas matrículas, por essa razão é importantíssimo que todos venham assinar suas fichas.

Testes para novos coralistas

No mesmo dia, ouviremos os interessados de todos os naipes que esperam por uma vaga. Até o momento, não temos nenhuma notícia de desistência, portanto não temos vagas disponíveis.
O Coral da Terceira Idade da USP, que integra o Comunicantus: Laboratório Coral, vem trabalhando em sua capacidade máxima de atendimento ao público, com as 60 vagas preenchidas.
Este ano, devido ao calendário da USP, as datas de confirmação de matrícula coincidiram com o último dia para testes, de acordo com o calendário do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ao qual o Coral da Terceira Idade da USP está ligado.
Por essa razão, não sabemos informar, ainda, se haverá alguma vaga. Todos os candidatos serão ouvidos pela equipe do Comunicantus e entrarão em uma lista de espera, com os detalhes de sua classificação vocal anotados. Havendo uma vaga em algum dos naipes (soprano, contralto, tenor ou baixo), os candidatos com perfil adequado serão chamados para uma nova escuta.

O Prof. Marco Antonio da Silva Ramos orienta o aluno-regente Nicolás Salaberry em ensaio no Grande Auditório do MASP.

Critérios de ingresso

Os critérios de ingresso no Coral da Terceira Idade da USP são absolutamente técnico-vocais, voltado para um equilíbrio entre os naipes que permita a realização de um repertório eclético, cheio de desafios para seus integrantes, numa dinâmica de ensino-aprendizagem em que a troca intergeracional se reverte em crescimento da musicalidade e da sociabilidade para todos os envolvidos.
A equipe de alunos que atua junto ao Coral é formada por graduandos e pós-graduandos dos cursos de Música, com supervisão dos professores coordenadores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecilia Igayara.
Entre os coralistas, todos aqueles com mais de 60 anos podem participar, temos integrantes em todas as faixas de idade acima de 60 anos.

O Coral da Terceira Idade da USP

O preenchimento integral das 60 vagas do Coral da Terceira Idade da USP é um sinal do sucesso do projeto, que cumpre com diversas funções na estrutura universitária:
1) Um espaço cultural para o público da Terceira Idade na cidade de São Paulo, atingindo inclusive moradores de outros municípios próximos;
2) Um espaço de formação para os graduandos em música, com o objetivo de preparar regentes, compositores/arranjadores e professores especializados no público da Terceira Idade;
3) Um espaço de observação e de experimentação de novas técnicas, novos repertórios e novas abordagens artísticas e educativas, para os alunos de pós-graduação envolvidos;
4) Um espaço de convivência e de troca cultural e humana entre todos os envolvidos, numa perspectiva intergeracional centrada na relevância da atividade coral.

Sejam todos bem-vindos e que tenhamos um 2013 muito produtivo!