O Canto Coral une o Comunicantus ECA-USP e a Escola Britânica em São Paulo em projeto de colaboração artística e educativa.

Um Festival de Coros no dia 02 de dezembro, às 16h00, é o mais recente projeto colaborativo estabelecido pelo Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. O Festival, que será realizado no Auditório da Saint Paul’s School, unirá coralistas de distintas faixas etárias: as crianças e jovens do Saint Paul’s Choir, os universitários do Coral da ECA-USP e os cantores do Coral da Terceira Idade da USP são alguns dos exemplos.

O Comunicantus é um laboratório didático coordenado pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara, voltado para as atividades da graduação em música e para projetos de extensão. Com atividades abertas à comunidade, o Comunicantus mantém diversos coros e é um espaço de formação de jovens regentes, coralistas, professores e pesquisadores. Os corais do Comunicantus também são espaços de performance para instrumentistas e cantores solistas. “Neste ano, as participações instrumentais incluem uma banda de rock, um quarteto de violões e conjunto de percussão brasileira, além do piano, frequentemente presente”, explica a professora de repertório Susana Igayara (ver o Programa completo).

A Escola Britânica em São Paulo tem um novo diretor de música, o maestro Lee Ward, que este ano passou a residir em São Paulo. Entre suas atividades anteriores na Inglaterra, Lee Ward foi o diretor musical da London Oratory School, em Londres, além da extensa atividade como regente e organista. Neste segundo semestre, o maestro visitou o Comunicantus e confirmou-se o interesse das duas instituições por uma continuidade dessa colaboração musical, que já havia iniciado em 2011 com o professor de Música da Saint Paul’s School, Leonardo Fernandes. Ex-aluno do Departamento de Música da ECA-USP, no ano passado o organista Leonardo John acompanhou o Coral da ECA-USP na Missa Choralis de Liszt. O Festival de Coros 2012 conta com o apoio da Roland do Brasil, representante dos órgãos Rodgers. Entre as apresentações dos coros, o organista Lee Ward tocará pequenas peças solistas.

PROGRAMA DO FESTIVAL 2012

O Coral da Terceira Idade da USP abre a programação com um programa baseado na diversidade linguística. Cada uma das canções é cantada em um idioma diferente, o que exigiu um intenso trabalho de dicção e preparação vocal, a cargo de Caiti Hauck da Silva, que este ano defendeu sua dissertação de Mestrado, uma pesquisa-ação voltada às práticas em técnica vocal no Comunicantus.

Luiz Gonzaga
O programa do Coral-Escola Comunicantus concentra-se na diversidade da música popular brasileira arranjada para coro a quatro vozes. Alguns dos arranjadores são estudantes de música da graduação e da pós-graduação e a experimentação das soluções imaginadas por eles são orientadas pelos professores do Comunicantus. Carolina Andrade e Iury Cardoso arranjaram o Baião de Dois de Luiz Gonzaga, comemorando o centenário do compositor e Sarah Alencar, atualmente em intercâmbio na Universidade de Surrey, arranjou para coro e piano Portugal de Navio, de Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias.  O Mestrando Fred Teixeira apresenta em primeira audição seu arranjo de Lamento, de Pixinguinha, para coro masculino e quarteto de violões.
Leonardo Fernandes
(Pianista, Organista e Professor da Saint Paul’s School)

O Coral da Saint Paul’s School traz em seu repertório canções natalinas, além do Ave Verum de Elgar. O Maestro Lee Ward explica que seu principal objetivo, neste momento, é “trabalhar a sonoridade coral inglesa”. O coro que se apresenta faz parte da Saint Paul’s Choral Society, pois a escola mantém diversos grupos de alunos e também inclui a participação dos pais e da comunidade da escola.

Heitor Villa-Lobos

O Coral Universitário Comunicantus é formado por todos os alunos estagiários nas práticas corais. O destaque de seu repertório é a apresentação de Praesepe, música de Heitor Villa-Lobos composta a partir de um poema de José de Anchieta, para mezzo-soprano (Ana Elisa Portes Lima) e coro.

Henrique Oswald

O Coral da ECA-USP, dirigido por Marco Antonio da Silva Ramos, apresenta música brasileira e britânica. Entre os brasileiros, um Pater Noster de Henrique Oswald, tema da dissertação de mestrado da professora Susana Igayara, e Asthmatour, do professor aposentado de composição, Gilberto Mendes. A bem-humorada obra para coro e percussão, escrita em 1971, utiliza elementos do teatro musical. Encerrando o programa está a Bohemian Rhapsody, com acompanhamento de Victor Cavalcante (guitarra), Stenio Biazon (baixo), Walter Rodrigues (piano) e André Mourão (bateria).