CORAL DA 3ª IDADE DA USP – esclarecimento sobre as inscrições

                                                           Coral da 3a Idade da USP em apresentação no Grande Auditório do MASP. Dezembro/2011

O Coral da 3ª idade da USP é uma atividade ligada ao Programa Universidade Aberta à 3ª Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.  É uma atividade desenvolvida pelo Comunicantus:  Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, e baseia-se na troca de experiências entre os graduandos e pós-graduandos dos cursos de música e os coralistas da terceira idade, supervisionados pelos professores da área coral.
O Coral existe desde 1997, com 60 vagas. Como é uma atividade contínua, com inscrição semestral, o primeiro ensaio é o dia de reinscrição dos antigos participantes, que confirmam suas vagas (dia 09 de março).
Os novos candidatosdeverão comparecer no dia 16 de março, o único dia em que serão realizados os testes de classificação vocal. Nesse dia são feitos esclarecimentos sobre o funcionamento do coral e os candidatos são ouvidos individualmente, para a classificação vocal.
                                                                     Coral da 3a Idade. Regência, acompanhamento ao piano, preparação vocal e arranjo 
                                                                                      por alunos de graduação e pós-graduação. MASP, dezembro de 2011.

O Coral tem  objetivos  artísticos e trabalha a partir do equilíbrio entre as vozes, por essa razão é importante ouvir cada candidato e saber qual é o seu perfil vocal. Nosso coral tem um histórico de participação muito ativa, as faltas são sempre justificadas para que tenhamos  a máxima ocupação das vagas oferecidas.
Os novos candidatos serão ouvidos individualmente, terão sua classificação vocal realizada por especialistas e suas fichas serão anotadas com esses dados. Em seguida, a equipe de professores e alunos fará uma reunião para análise das vagas abertas e chamará os candidatos que se encaixem no perfil das vagas abertas para integrarem o grupo. Em caso de dúvida, serão chamados todos os que se encontrem no perfil da vaga para uma escuta mais detalhada. Aqueles  que continuarem interessados, mesmo não havendo vaga, integrarão uma lista de espera, pois às vezes são abertas vagas no decorrer do semestre.  Caso não sejam abertas vagas neste semestre, os candidatos são convidados a voltarem em agosto, pois os testes são semestrais.
O Comunicantus incentiva a atividade coral em todas as faixas etárias e tem atuado para formar regentes especializados no público da terceira idade, com o objetivo de que mais grupos sejam formados em nossa cidade, nas localidades próximas, no Brasil e na América Latina (locais de onde vieram nossos alunos até o momento). A partir do estágio realizado, os alunos egressos encontram-se aptos a dirigir e a criar novos corais, com metodologia de ensaio, repertório e atividades apropriadas ao público da 3ª idade e aos seus anseios artísticos e de sociabilidade.
                                                                                 Equipe de professores e alunos em ensaio. Fotos: Carolina Andrade.

Agradecemos a participação e o interesse de todos por nossa atividade!
Coordenação
Comunicantus: Laboratório Coral
Coral da 3ª Idade da USP

Deixe um comentário