CORO DE CÂMARA COMUNICÂMARA

Prezados estudantes:

Como muitos já sabem, estará sendo oferecida a partir de 2009 a disciplina optativa Prática de Coro de Câmara I – CMU-0593, com a finalidade intrínseca de formar o Coro de Câmara do CMU-ECA-USP, nos horários: 4as e 6as feiras entre 16 e 18h.

É um grupo que atuará sob minha direção e regência para trabalhar nas obras de referência para esse tipo de formação coral, incluindo cantar em diversas línguas, obras para coro e piano, repertório a cappella, música brasileira.

O CMU e o Comunicantus convidam a todos para que abracem essa nova oportunidade de ensino e fazer artístico com entusiasmo em busca de qualidade e superação.

Para participar serão necessários alguns requisitos, expressos no programa inserido no Júpiter web ( CMU- ) e encontrável mais detalhado abaixo.

A leitura atenta do programa sanará dúvidas e tornará melhor e mais fácil o trabalho e a futura convivência de todos nós. Assim, pedimos encarecidamente que o façam. No entanto, se tiverem quaisquer dúvidas, escrevam sem cerimônia para o seguinte endereço , que criei para gerenciar esse novo coro: comunicamara.usp@gmail.com. Este será um e-mail para comunicação exclusiva com os alunos. Há outros para comunicação institucional.

Estarão disponíveis 40 vagas porque é um número que estimamos como máximo. Vou definir o número final de matrículas aceitas com base no equilíbrio para realização do repertório, já que é claro que um coro com essas características deve ser construído de forma a se obter perfeito equilíbrio entre as vozes. Para tanto estaremos ouvindo os pré-candidatos, INCLUSIVE OS QUE NÃO HOUVEREM CONSEGUIDO MATRÍCULA, PORTANTO COM STATUS DE “MATRÍCULA PENDENTE” NO JUPITERWEB, nos dias 4 e 6 de março. Para esses alunos a retificação de matrícula, para inclusão ou exclusão da disciplina será possível posteriormente em caráter excepcional.

Nos dias 4 e 6 de março faremos uma audição conjunta dos alunos matriculados e pendentes. Cantaremos das 16h às 18h, ouviremos muitas possibilidades de equilíbrio e disposição espacial dos estudantes, trabalharemos sobre obras pré-escolhidas, observaremos o nível e a rapidez de leitura coral de cada um. Pedimos que todos cheguem 10 minutos antes. Faremos também, nesses mesmos dias e horários, a seleção de dois alunos pianistas para trabalharem junto à disciplina.

Para lançar o Comunicâmara ensaiaremos neste primeiro semestre um programa em homenagem a Heitor Villa-Lobos, pelos 50 anos de sua morte.

· Bendita Sabedoria

· Cor Dulce Cor Amabile
· Ó Salutaris Hostia

· Pater Noster e outras obras sacras curtas.

· Duas Lendas Ameríndias.
· Canções de Camargo Guarnieri da edição recém lançada pela EDUSP.

Paralelamente a este programa serão feitas também obras do repertório internacional.