Comunicantus RECEBE:

O regente e professor Giorgio Monari, da Sapienza Università di Roma.
Giorgio Monari é professor de História da música na Sapienza Università di Roma – “docente a contratto” -, onde também è responsável do Laboratório de canto coral desde 2002, rege o grupo estudantil Coro Diego Carpitella, que co-fundou em 1990, e è co-regente de Musica Sapienza Coro desde 2007. Também rege o grupo não profissional Coro Aquarela do Brasil do Centro de Estudos Brasileiros em Roma, desde 2000. De 2005 é vicepresidênte da Associazione Regionale Cori del Lazio. Além da atividade musical prática, também è pesquisador nos ambitos da estética da interpretação, da coralidade e repertório polifónico e da música da Idade Média e publicou vários artigos e ensaios em revistas académicas e de divulgação. Coordenou em 2008 a publicação Musici e istituzioni musicali a Roma e nello Stato pontificio nel tardo Rinascimento: attorno a Giovanni Maria Nanino (Tivoli, Società Tiburtina di Storia e d´Arte). A sair, dentro de 2008: “Introduzione alla storia del concetto di `canto popolare´”, em Canto corale e canto `popolare´ (FeNIARCO/Pizzicato); “Il suono tra Latinità ed Età del volgare”, em Storia dei concetti musicali (Carocci).

Programação:

15/09 (segunda-feira) – Palestra sobre o tema História, imaginação e interpretação musical. Das 15 às 17hs, sala 14 A.

16/09 (terça-feira) – Workshop coral sobre Interpretação de repertórios com tradição musical descontinuada. Das 09 às 12hs, sala 14 A. As partituras para a participação no workshop já se encontram no xerox do CCA.

17/09 (quarta-feira) – Mesa redonda: Problemas de interpretação musical com a participação do professor Giorgio Monari e professores do Departamento de Música. Das 10 às 12hs, sala a ser definida.